Palestra na Universidade de Évora

A nossa escola foi ao auditório da Universidade de Évora assistir a uma palestra pelo professor de Física António Correia sobre uma expedição ao gelo, intitulada Antártida - a zona mais fria da nossa casa (Terra) e no âmbito do projeto "Pais com Ciência - À volta com os planetas".
Este professor começou por falar nas zonas que formam a Terra, zonas rochosas (parte sólida) e hidrosfera (parte líquida).
Depois colocou-nos a questão "Porquê estudar os pólos?" e explicou-nos que os pólos arrefecem o nosso planeta, funcionam como o ar condicionado e que é onde se verifica o maior aumento de temperatura média do planeta e é onde existem os animais mais sensíveis às alterações climáticas. Também referiu as diferenças entre o Pólo Ártico e o Pólo Antártico.
Depois apresentou imagens de bases antárticas, onde os investigadores permanecem durante as suas expedições.
No final perguntou-nos porque é que os ursos polares não comem pinguins, apesar de serem carnívoros. Nós sabíamos que não era possível pois os ursos polares vivem no Pólo Norte e os pinguins no Pólo Sul.
Também nos mostrou um vídeo com uma tempestade na Antártida, onde se ouvia o som do vento de uma forma muito estrondosa.
Todos nós achámos esta palestra muito interessante e aprendemos muitas coisas.
publicado por smamede2a às 17:02
link do post | comentar | favorito